VWLândia

sábado, 1 de setembro de 2012

Kombi - 55 anos de produção no Brasil

Foto: Divulgação.

A Kombosa vem sendo produzida em terras tupiniquins desde 2 de setembro de 1957; mais precisamente, na planta de São Bernardo do Campo/SP.

Já ultrapassou a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas. Foi o último VW no mundo a utilizar o Boxer aircooled com a versão Série Prata, limitada a 200 unidades pintadas na cor Prata Light Metálico, no final de 2005; o aircooled foi posto pra escanteio para a linha 2006, atribui-se a aposentadoria desta mecânica à impossibilidade de ser transformado em Flex (inviável utilizar sensor de detonação nesse motor).

Kombi Série Prata. Foto: Divulgação.

Desde então ela é vendida com EA111 1.4 8V Total Flex (gasolina/etanol) arrefecido a água, mas ainda na configuração câmbio, tração e motor traseiros. No estilo Henry Ford, pode-se comprar a Kombi na cor que quiser, contanto que seja Branca Campanella Sólida.

Nestes últimos seis anos, apesar de algumas críticas de puristas e apreciadores de aircooled, a "velha senhora" se mostrou muito valente com o 1.4 "moderno" e continua tendo excelente aceitação no mercado e sendo considerada extremamente confiável e rentável para o trabalho, como sempre. Ressalvas apenas quanto a durabilidade de alguns componentes da suspensão dianteira e da transmissão, mais precisamente pinhão, coroa e a 4ª que parecem não ter se acertado muito com o maior torque do 1.4; mas nada que desabone a credibilidade do modelo.

Itens de série da versão Standard (envidraçada):

- 2 cintos de segurança automáticos de três pontos, 1 cinto de seg. abdominal
- Brake-light
- Câmbio manual de 4 marchas
- Iluminação do compartimento do motor
- Janela traseira em vidro transparente, aquecível
- Revestimento do assoalho da cabine em borracha
- Revestimento do assoalho em borracha no compartimento de passageiros/de carga
- Revestimento do fundo do porta-malas em feltro liso
- Temporizador do limpador do para-brisa

Itens de série da versão Furgão:

- Brake-light
- Cintos de segurança automáticos de 3 pontos na frente
- Câmbio manual de 4 marchas
- Iluminação do compartimento do motor
- Revestimento do assoalho da cabine em borracha
- Temporizador do limpador do para-brisa

Foto: Divulgação.

Apesar de ser muito útil ainda aqui em nosso país, que não tem leis severas acerca da segurança ativa nos automóveis, eis que a lei de obrigatoriedade de air-bags e freios ABS em todos os carros 0km vendidos no Brasil a partir de 2014 pode decretar o fim do veículo que ainda é muito parecido com o idealizado por Ben Pon.

Será que por parte da VW existem "planos malignos" pra colocar ABS e air-bag nela? Ou simplesmente darão fim a um modelo que concorre diretamente com nenhum outro? Vamos esperar pra ver.


Vídeo no youtube, retirado da conta Tardss:



O vídeo é apenas ilustrativo, não foi produzido por nós, desconhecemos os autores, "crianças, não tentem fazer isso nas ruas", etc etc etc. Vídeo meramente ilustrativo demonstrando como o motor se comporta e como é a iluminação do painel da T2 atualizada.

Fonte das informações sobre itens de série:

Mais matérias sobre os 55 anos de produção da Kombi aqui no Brasil:






Veja um pouco sobre a "Kombi" vendida na europa:



Achou algum erro, informações equivocadas? Sinta-se livre para nos corrigir escrevendo no campo de comentários!

Agradecemos sua atenção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Link

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...